Evento sobre Desenvolvimento Regional - Exportação e Investimento, em Campo Largo

 

Publicado em: 22/03/2022 09:56

Whatsapp

 

  Na última sexta-feira, 18 de março de 2022, foi realizado no município de Campo Largo o encontro sobre Desenvolvimento Regional – Exportação e Investimento O objetivo do evento foi proporcionar aos municípios participantes informações, formação e instrumentos para viabilizar e fomentar a exportação de bens e produtos dos municípios participantes.

 

         Participaram da mesa de autoridades e fizeram suas saudações de abertura: o prefeito Aquiles Takeda (Marilândia do Sul e presidente da ACISPAR – Associação dos Consórcios Intermunicipais do Estado do Paraná), o presidente do COMESP, prefeito Gerson Colodel (Almirante Tamandaré), o presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba), o prefeito anfitrião Maurício Rivabem (Campo Largo),  prefeito Cláudio César Casagrande (Campo Magro e vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – ASSOMEC), deputado federal Sérgio Souza (presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária).

 

            Na sequência o encontro se desenvolveu na modalidade “talk show”, com dinâmica de apresentações e entrevistas entre os participantes, com moderação de Cristiano Puppi (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos de Campo Largo). Seguiram-se as seguintes apresentações: 1) O que a economia mundial espera do Brasil nas próximas décadas – Deputado Federal Sérgio Souza – Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; 2) Paraná – um Estado inovador – arquiteto Giancarlo Rocco – Diretor de Relações Internacionais da Invest Paraná; 3)APEX BRASIL – Promoção de Exportação e Investimentos – Gabriel Isaacson – Representante da Região Sul do Brasil; 4) APEX PARANÁ – Fundação Araucária – Luciana Gandra Andreghetto; 5) APEX BRASIL/Paraná – PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação – Luciana Gandra Andreguetto – Coordenadora do PEIEX; 6) Centro Brasil Design – CBD – Ana Brum – Diretora Técnica do CBD; 7) Apresentação de case de sucesso.

 

            Durante as apresentações e entrevistas, os participantes do evento puderam interagir com os palestrantes e esclarecer dúvidas.

            O presidente da ACISPAR, prefeito Aquiles Takeda, garantiu que essa experiência do consórcio multifinalitário e da exportação devem ser compartilhadas com outros consórcios e municípios para fortalecimento da economia de cada região.

         O presidente do COMESP, prefeito Gerson Colodel, destacou a importância do encontro e falou sobre o Consórcio Multifinalitário, reforçando que os esforços de todos os participantes deste evento contribuem para o aprendizado na exportação.

         Maurício Rivabem, prefeito de Campo Largo e anfitrião do evento, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de eventos desta natureza para fortalecimento dos produtores regionais que devem evoluir para atividades de exportação.

 

         Estiveram presentes no encontro os prefeitos: Maurício Rivabem (Campo Largo), Eduardo Pimentel (vice-prefeito de Curitiba), Cláudio César Casagrande (Campo Magro), Gerson Colodel (Almirante Tamandaré), Aquiles Takeda (Marilândia do Sul), Marcos Zanetti (Balsa Nova), Antonio Adamir Digner – Mostarda (Contenda), Rafael Brito do Prado (Moreira Sales), Heraldo Trento (Guaíra), Emerson Toledo (Cambira), James Valério (Rio Negro), Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul), Maicon Grosskopf (Piên), Marco Baldão (Tunas do Paraná). Também participaram secretários municipais, diretores municipais, empresários, presidentes de associações comerciais e industriais de municípios integrantes do COMESP/ASSOMEC/PRÓ-METROPOLE.

 

         O evento foi realizado em uma parceria do COMESP, PRÓ-METROPOLE, ASSOMEC, apexBRASIL, PEIEX, CENTRO BRASIL DESIGN, Prefeitura de Campo Largo, ACISPAR, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, SEBRAE, FIEP, INVEST PARANÁ, RNCP (Rede Nacional de Consórcios Públicos).